Um nicho representa uma parte de um segmento maior de mercado, com suas necessidades ou preferências únicas. 

No nicho de mercado, existe uma área específica em que sua empresa pode atuar e conquistar alto nível de conhecimento, tornando-se especialista no campo.

O nicho de mercado também é muito utilizado por empreendedores digitais, pois é fundamental para que você tenha um negócio brilhante!

O que é essencial para escolher um nicho?

Você pode encontrar e definir um nicho de mercado levando em conta alguns aspectos, como:

Preço 

Analise: o preço do produto em questão é alto? ou é moderado? tem uma alta demanda? Tem muitas pessoas interessadas em pagar por este produto?

Demografia 

As pessoas interessadas nesse nicho tem renda suficiente para pagar pelos produtos disponíveis? 

Nível de qualidade do produto/serviço 

Os produtos disponíveis para o seu nicho, tem variedade? São produtos de qualidade? ou são produtos meia boca?

É importante lembrar que se você decidir vender um produto, você precisa realmente acreditar no poder que aquele produto tem em transformar a vida das pessoas. É preciso realmente acreditar no produto

Concorrência

Veja bem, os seus colegas concorrentes top afiliados, eles ganham até quanto por mês? esse valor é suficiente para você?

Os 4 grandes nichos de mercado

Existem 4 grandes nichos de base no mercado: Saúde e bem estar, Dinheiro e negócios, Relacionamentos e Hobbies.

Saúde e bem estar

É um nicho muito amplo e pode abrir para diversos outros subnichos.

Aqui vão alguns exemplos: Musculação, receitas saudáveis, motivação, alta performance, nutrição, dicas de hábitos saudáveis, doenças e por aí vai…

Dinheiro e negócios

Outro grande nicho é o de Dinheiro e negócios. Não é novidade que todos almejam ter mais dinheiro e aprender a gerenciar melhor os seus negócios. 

Aqui tem oportunidades para o ramo de empreendedorismo, como fazer investimentos, negócios, renda extra, finanças, marketing digital, etc.

Relacionamentos 

Cultivar bons relacionamentos pode ser uma tarefa tranquila para alguns, mas para outros é necessário obter ajuda para cultivar relacionamentos melhores.

Alguns exemplos de nicho desse ramo são: como cultivar relacionamentos melhores, amizades, conquista do par ideal para você, sexualidade, maternidade, e por ai vai…

Hobbies

Por fim, temos o grande nicho de Hobbies e atividades de lazer. Esse nicho está muito relacionado a algo que você ama fazer, por livre e espontânea vontade. 

Sabe aquela coisa que você adora fazer nas horas vagas? Como por exemplo tocar violão, cantar, desenhar, bordar, fazer crochê, escrever livros, poemas, meditar, fazer yoga.

Para que esse nicho seja rentável, é preciso que você una ele com algum dos outros grandes nichos, de forma a ensinar para as pessoas como ganhar dinheiro com esse hobbie.

Como você pode ver, nichos não faltam para você explorar e começar o seu negócio no mercado de marketing digital, tendo a oportunidade de trabalhar de qualquer lugar e conquistar uma renda acima da média.

Apesar de ser um trabalho que proporciona liberdade, você deve considerar como um trabalho sério como qualquer outro. Já vi diversas pessoas que entram neste mercado e que pensam que se trata de dinheiro fácil, mas isso não é verdade.

É um mercado competitivo e só se destaca e tem sucesso quem sabe aproveitar as oportunidades e realiza um trabalho bem feito, com uma boa estrutura.

Como criar ideias de nichos?

Uma ferramenta que ajuda muito a encontrar palavras-chave é o Ubersuggest. É uma ferramenta que mostra a quantidade de pesquisas feitas para uma palavra-chave e também te permite ter ideias de palavras chave relacionadas.

Analisar o mercado existente nas plataformas como o Hotmart, Eduzz e Monettize também é excelente para pensar em novas ideias de nicho, além de ser opções que já estão no mercado.

Independente do Nicho que vai atuar, a concorrência vai existir. O que você precisa fazer é se destacar, por meio de conteúdos que geram valor e de uma estrutura bem sólida.

Qual é o melhor nicho?

Depois de ter definido vagamente o nicho que você estará atuando, você precisa começar a aprender mais sobre que tipo de pessoas estão interessadas no que você tem a oferecer com esse nicho.

Estude a concorrência

Antes de iniciar sua estratégia de marketing digital focada em um nicho, você precisa ter certeza de que você está entrando em um nicho rentável, portanto, dê uma pesquisada na sua concorrência. 

O que eles estão publicando? quais redes sociais eles usam? Que tipo de conteúdo eles geram? 

Goste ou Aprenda a Gostar do Nicho Escolhido 

Todos temos o sonho de ganhar dinheiro fazendo o que gosta. A Internet abriu essa possibilidade, você pode trabalhar com um assunto que você goste, desde que você encontre um nicho que também seja rentável.

Nós somos muito mais produtivos, criativos e felizes, quando trabalhamos com o que gostamos. Você também pode optar por aprender algo novo a partir de agora, e trabalhar com isso. Já pensou nessa possibilidade?

Você não precisa criar um negócio somente com aquilo que você já sabe fazer, você pode aprender algo novo e ganhar dinheiro com isso.

O segredo para ter sucesso em qualquer nicho é o foco e consistência. Quando trabalhamos com a mente direcionada para o horizonte certo, tudo é possível!

Você pode fazer pesquisas para entender e desenvolver uma visão mais clara sobre o mercado, e um dos principais objetivos dessa pesquisa é sim adquirir conhecimento do novo nicho, porém, você pode buscar um algo a mais.

Conclusão

Não é fácil escolher um nicho de mercado para atuar. Eu mesma quebrei muito a cabeça até decidir. Fazer essa escolha, irá decidir sobre o que você irá estudar por muito tempo.

Escolher um nicho também é sobre se conhecer, saber quais são seus gostos, hobbies, paixões ou desejos. 

Ainda por cima, você tem que unir tudo isso com ganhar dinheiro. Portanto, se você está com dificuldade para escolher o seu nicho, fique tranquilo, é super normal. 

Continue tentando e se empenhando que eu tenho certeza que você irá encontrar a resposta certa para você.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado entender melhor sobre os nichos e até mesmo a decidir em qual nicho trabalhar!

Fique de olho que logo postarei o próximo artigo.

Por enquanto é isso…

Até o próximo artigo!

Abraços.

Andressa Guimarães.

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